|
A alimentação do homem antes de se
tornar pai pode determinar quais doenças podem acometer seu filho no futuro,
segundo recente estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Em testes com ratos, os cientistas descobriram que as influências ambientais do
pai, principalmente em relação aos hábitos alimentares, podem “reprogramar” os
genes dos filhos.
Publicados nesta semana na revista científica Cell, os resultados indicam que
os filhotes de ratos machos que tinham uma dieta pobre em proteínas
apresentavam um aumento significativo nos genes responsáveis pela síntese de
lipídios e colesterol, comparados à prole dos roedores que receberam a dieta
padrão. E todas as mães tiveram a alimentação normal.
De acordo com os pesquisadores, os resultados indicam que a dieta paterna pode
cumprir um papel mais importante do que se pensava em relação a doenças
complexas como diabetes e doença cardíaca. “Saber o que seus pais estão fazendo
antes de você ser concebido está se tornando importante em determinar quais factores
de risco para doenças você pode estar carregando”, explicou o pesquisador
Oliver Rando.
|